Agenda CIEN Brasil - Abril 2018 - Ribeirão Preto/SP



ARGUMENTO DA CONVERSAÇÃO “A AGITAÇÃO DOS CORPOS ADOLESCENTES”

“Adolescente” é o nome daquele que se confronta com uma nova satisfação e que reconfigura radicalmente seu corpo falante¹.  A expressão ‘corpo falante’ refere-se ao encontro que um dia se deu do corpo com a língua, inscrevendo-se assim uma marca viva recebida do Outro, um acontecimento de corpo traumático que afeta o sujeito na escolha de sua posição frente à vida.

Com a puberdade, o sujeito depara-se com o novo regime do gozo que afeta o corpo falante e desperta o resto inassimilável e adormecido da infância. Tínhamos a adolescência como um tempo e um espaço, socialmente determinados, para que os jovens elaborassem este delicado momento e, para isto, contavam com a voz do pai, da tradição e das ideologias que faziam certa mediação.

Para os adolescentes de hoje, porém, os ideais não são mais os orientadores. São afetados pelos efeitos das mudanças de ordem simbólica, como o declínio do patriarcado e a destituição da tradição. Acrescenta-se a isto a invasão de gozo sofrida por eles relativa à sexualidade e o surgimento de uma nova relação com o desejo. Assim, são confrontados com o novo regime de gozo sem mediação e geralmente, em grande solidão. Dos enodamentos e desanodamentos que constroem, entre corpo e linguagem, temos um empuxo ao gozo sem limites e situações que nos interrogam quanto aos novos destinos da pulsão de morte e as novas figuras do mal-estar no contemporâneo: o impacto do mundo virtual onde o eu desaparece em meio aos jogos, pornografia, séries sem fim; práticas compulsivas como anorexia, bulimia, consumo de drogas, álcool; passagens ao ato como cortes no corpo e suicídio como saída; práticas infracionais, tráfico e violência urbana; crises nas identificações e no exercício sexual nos fazendo indagar sobre as novas sexualidades.

Os laços são frágeis. As marcas no corpo são muitas. Ora nos deparamos com corpos agitados, ora prostrados, mortos...

Queremos conversar.

Em nome do laboratório aFinarte, os convido para uma conversação inter-disciplinar, no dia 5 de maio, às 9h30, no anfiteatro Fea/Usp, com entrada aberta e gratuita.

Até lá!
Cláudia Reis

Comissão organizadora: Cristiana Gallo, Denise Borges de Lima, Jacqueline Bobato, Sabrina Marioto, Silvia Sato e Cláudia Reis.

¹ Brown, N. , Macedo, L., Lyra, R.(Orgs) Trauma, solidão e laço na Infância e na Adolescência: experiências do Cien no Brasil, Belo Horizonte: EBP Editora, 2017.


Twitter Facebook Favorites More